Identidade anglicana livre

Uma das coisas mais importantes na experiência humana é definir sua identidade pessoal.
O mesmo também ocorre com a nossa identidade eclesial: embora, haja uma só “Igreja-corpo-de-Cristo”, há, contudo, diversas expressões dessa única Igreja.
É muito comum as pessoas se sentirem incomodadas, quando as chamamos por um nome diferente do seu. Do mesmo modo pode ser desconfortável, em algum momento, ser confundido com outra Igreja.
Por isso, quero refletir sobre a identidade anglicana, a partir de três realidades eclesiais: a anglicana, a evangélica e a católica.

Católicos

Nós somos uma Igreja católica, quer dizer, universal, que tem a mesma fé da Igreja de todos os tempos e lugares, fé confessada nos credos encontrados no LOC. Mas não somos católicos “romanos”, pois não temos em comum com eles certas crenças e práticas, como a veneração de Maria, a transubstanciação, a imaculada concepção e a ascensão de Maria, a veneração de imagens, etc. O nosso sacerdócio não é instituído para ter o poder sobrenatural de promover a transubstanciação, ou seja, a transformação da substância do pão e do vinho em Corpo, Alma e Divindade de nosso Senhor. O sacerdote anglicano, no dizer de D. E. W. Harrison (1946), "é um presbítero"; antes de tudo, um pastor de almas.

Evangélicos

Nós somos uma Igreja evangélica, como toda Igreja de Cristo deve ser, com seus ensinamentos pautados nas Boas Novas (Evangelho) que Cristo veio trazer à terra e que seus apóstolos pregaram por toda parte. Mas nós não compartilhamos do atual sentido cultural do termo “evangélico”, o qual traz embutidos ensinamentos da chamada “teologia da prosperidade”, da “confissão positiva”, do “isso pode, isso não pode” e muitos outros erros que podem ser facilmente confrontados pela Palavra de Deus. Além disso, praticamos uma liturgia histórica, católica, que muitas vezes causa horror aos evangélicos contemporâneos dissociados dos vínculos históricos de uma Igreja que não começou com a Reforma Protestante, nem com o Movimento Pentecostal, mas com os apóstolos de Cristo, que disse: “... sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do Hades não poderão vencê-la” (Mt 16.18).

Anglicanos

Nós somos anglicanos, totalmente identificados com as tradições do anglicanismo histórico e com a eclesiologia e a espiritualidade do cristianismo celta dos primeiros séculos da era cristã, mantendo e observando as tradições bíblicas preservadas pela Igreja da Inglaterra e rejeitando as inovações trazidas pelo liberalismo teológico tão evidentes no anglicanismo hodierno, especialmente o norte-americano e o brasileiro.
Nós somos tradicionais, mas não tradicionalistas. O que isto quer dizer? Essencialmente, que não estamos atrelados a práticas e crenças frias e inconsequentes, que desconhecem o novo nascimento e a nova vida produzidos pelo Espírito de Deus. Por isso, nos definimos como católicos, evangélicos e carismáticos; sobretudo nos definimos como cristãos de rito anglicano e buscamos cada vez maiores conhecimentos bíblicos para podermos “experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.1).

+Bispo José Moreno

Typography module

List Styles

Definition List

Definition List Title
This is a definition list division.

Standard List Styles

Ordered List

  1. List Item 1
  2. List Item 2
  3. List Item 3

Unordered List

  • List Item 1
  • List Item 2
  • List Item 3

Icon List Styles

Arrow List

Use the CSS class the-arrow to create this list style.

  • List Item 1
  • List Item 2
  • List Item 3

Double Arrow List

Use the CSS class the-double-arrow to create this list style.

  1. List Item 1
  2. List Item 2
  3. List Item 3

Square Icon

Use the CSS class the-square to create this list style.

  • List Item 1
  • List Item 2
  • List Item 3

Green List

Use the CSS class the-green to create this list style.

  • List Item 1
  • List Item 2
  • List Item 3

Blue List

Use the CSS class the-blue to create this list style.

  1. List Item 1
  2. List Item 2
  3. List Item 3

Red List

Use the CSS class the-red to create this list style.

  • List Item 1
  • List Item 2
  • List Item 3

Star List

Use the CSS class the-star to create this list style.

  • List Item 1
  • List Item 2
  • List Item 3

Form

Legend

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Nullam dignissim convallis est. Quisque aliquam. Donec faucibus. Nunc iaculis suscipit dui. Nam sit amet sem.

Form Element

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Nullam dignissim convallis est. Quisque aliquam. Donec faucibus. Nunc iaculis suscipit dui.



 

Radio 1

Radio 2

Radio 3

Radio 1

Radio 2

Radio 3


 

Powered by Amazing-Templates.com 2014 - All Rights Reserved.